O que são exames preventivos?

0

Os exames preventivos são exames laboratoriais rápidos e baratos, exames de imagem e exame físico realizados pelo médico, que ajudam a identificar facilmente as pessoas com maior risco de desenvolver doenças graves, antes mesmo do aparecimento dos primeiros sintomas clínicos. A afirmação do paciente de maior ameaça de doença é o motivo para a inclusão ou intensificação de medidas preventivas diante dos sintomas da doença.

O rastreamento pode detectar a doença em seu estágio inicial, quando podem ser facilmente tratadas ou inibir seu desenvolvimento. Os testes mais importantes são para detectar doenças graves, mas totalmente curáveis, por isso é mais importante que o paciente reconheça a doença antes que os primeiros sintomas clínicos apareçam.

Os testes profiláticos (testes) realizados em uma amostra de sangue devem demonstrar alta sensibilidade laboratorial – ou seja, identificar corretamente os pacientes que estão realmente doentes. Os testes de triagem são um grande número de testes de rotina. Testes populares do perfil lipídico (nível de colesterol), nível de glicose em jejum ou teste de hipotireoidismo neonatal são exemplos típicos de testes de triagem preventiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui