Quais são os exames preventivos recomendados?

0

Os exames preventivos básicos que são recomendados para serem realizados incluem:

Morfologia, VHS e exame de urina – devem ser realizados uma vez por ano.
Glicemia de jejum para descartar diabetes – o teste deve ser realizado pelo menos a cada 3 anos se o resultado anterior for normal. Em caso de diabetes mellitus alto ou histórico familiar, o teste deve ser repetido uma vez por ano.
Para pessoas sexualmente ativas, os testes para doenças sexualmente transmissíveis – hepatite B e C, infecção por HIV, gonorréia e infecções por clamídia – são especialmente recomendados para pessoas que têm contatos sexuais acidentais de risco.

Lipidograma – é um exame de colesterol e triglicerídeos, deve ser realizado a cada 4 anos na ausência de outras doenças, e no caso de história familiar de doenças cardiovasculares, sobrepeso e obesidade, hipertensão, diabetes e em fumantes – pelo menos uma vez a ano.

Medição do peso corporal, cálculo do IMC, medição da pressão arterial, ECG, radiografia de tórax e exame interno geral – uma vez a cada 3 anos, após os 40 anos – uma vez por ano. Check-up no consultório dentário (inspeção) – uma vez a cada 6 meses. As mulheres devem ser submetidas à citologia e ao exame das mamas pelo menos a cada 3 anos – exame de ginecologista, no caso do exame das mamas recomenda-se ainda o autoexame pelo menos uma vez por mês.

Em mulheres com menos de 40 anos, é aconselhável realizar ultrassonografia mamária pelo menos uma vez a cada 3 anos. Após os 40 anos, o exame das mamas (mamografia ou ultrassom) deve ser realizado a cada 2 anos, e após os 50 anos – a cada ano. Os homens devem fazer um autoexame dos testículos uma vez por mês e um médico deve examiná-los a cada 3 anos. O exame retal da próstata deve ser realizado pelo menos uma vez a cada 2 anos, uma vez por ano após os 50 anos de idade e, adicionalmente, o nível de PSA no soro deve ser determinado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui