Testes de triagem: o que é?

0

É um tipo de exame preventivo realizado em toda a população ou apenas em grupos de alto risco. Os exames recomendados e sua frequência também dependem da idade e do sexo. Outras indicações dizem respeito a testes no pré-natal, outros testes em recém-nascidos ou adultos jovens, e ainda outras pessoas de meia-idade ou idosos.

Alguns deles dizem respeito apenas a mulheres ou apenas a homens. O denominador comum – para torná-los significativos – são vários elementos. Estes incluem: a presença de uma fase assintomática da doença, como no caso de câncer ou diabetes, a existência de um método eficaz de detecção de anormalidades, evidências de que o tratamento de um paciente na fase assintomática afeta a cura ou melhora do paciente condição no futuro.

De acordo com o Programa Nacional de Combate às Doenças do Câncer, testes de rastreamento para detecção precoce do câncer de mama e colo do útero (mulheres) e colorretal (ambos os sexos) são realizados na Polônia. Para realizá-los, basta verificar no site do NFZ quais os centros médicos que os realizam e quais os critérios que devem ser atendidos para se qualificar para eles.

Como parte dos testes de rastreamento, as mulheres com mais de 25 anos podem fazer uma citologia gratuita a cada três anos e uma mamografia uma vez a cada dois anos após os 50 anos. A colonoscopia para câncer colorretal assintomático inicial pode ser realizada por qualquer pessoa com 50 anos ou mais. O Fundo Nacional de Saúde também implementa outros programas de profilaxia de saúde, ou seja, o programa de exames pré-natais, prevenção de doenças cardiovasculares, doenças relacionadas ao tabaco e tuberculose.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui